sábado, 5 de fevereiro de 2011

VaMoS Ao CiRcO


Não importa se em um palco grandioso e de ingressos caríssimos ou debaixo de uma velha lona colorida com ingressos acessíveis, os malabaristas, acrobatas, mágicos, equilibristas e o que pra mim sempre será o melhor do circo, os palhaços que nos mostram o quanto é gostoso sorrir, todos esses personagens traduzem a magia do circo para crianças e adultos.

Lembrando da minha infância ontem levei meus dois sobrinhos ao circo do Beto Carrero, que se encontra na cidade de Fortaleza, pois acredito que o circo deve fazer parte da formação infantil assim como a dança ou o teatro.

Tudo acontece ao vivo e tem uma imensa capacidade de mexer com as emoções. Percebi o encantamento dos meus sobrinhos e das outras crianças presentes, suas imaginações afloram, esse encantamento está no momento em que o trapezista dá um salto e parece que vai cair, nos movimentos dos acrobatas, ou simplesmente quando o mágico tira um objeto de sua cartola e o palhaço tropeça no picadeiro. E o espetáculo é para a família inteira, pois eu me diverti tanto quanto eles.

A história do circo acompanha gerações, mas ele passou por transformações até chegar ao formato como conhecemos atualmente. O que é importante observar é que mesmo com o passar do tempo e o avanço da tecnologia na vida das pessoas, como o rádio, televisão, DVD e internet, a presença do circo ainda agita cidades e faz a alegria de crianças e adultos!

Um dos fatores que não posso deixar de comentar é que não estão mais usando animais selvagens nos espetáculos, o uso de cavalos e cães ainda é bastante frequente. Claro que toda criança se encanta com animais fazendo shows, abaixo vou postar um música da apresentadora infantil Xuxa “O Circo”, ao qual a letra fala do show circense com os principais personagens, inclusive os animais.

O CIRCO (XUXA)

A gente gosta de brincar de circo
Dar cambalhotas, fazer palhaçada
A gente adora imitar os bichos
Como é bom brincar
A gente faz a mágica mais linda
Transforma a vida numa grande festa
A gente canta, dança, bate palma
E não quer parar
Vem à foca com a bola no nariz
O elefante bancando o chafariz
Vem a macacada toda de uma vez
Tira, bota, a gente pede bis
O palhaço me deixa tão feliz
Quando brinco bate forte o meu coração

Tudo bem que na época pouco se sabia que até um animal aprender um truque, são horas de treinamento e de tortura. Mas é inadmissível que isso ainda seja permitido no século 21. Circos sem animais valorizam seus artistas, que sozinhos conseguem maravilhar a sua platéia. O maior exemplo disso é que diversos países já optaram pela proibição do uso de animais em circos, e, no  Brasil, a proibição existe em 06 estados e em mais de 50 cidades.
Então faça isso valer, vamos ao circo, mas lembre-se que circo legal é circo sem animal.

Pra encerrar saiba que o circo tem seu próprio dia que é 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897.

EU E MEUS SOBRINHOS NO CIRCO DO BETO CARRERO// LUCAS PARTICIPANDO DA BRINCADEIRA DO PALHAÇO



Fernanda Leite (Fortaleza, 05 de fevereiro de 2011.)



 

8 comentários:

  1. nossa eu amava essa música e seu texto está ótimo

    ResponderExcluir
  2. em poucas palavras disse o verdadeiro significado do circo, tb sou contra circo com animais e pode ser o melhor deles mas não vou... há vc e seus sobrinhos são lindos...

    ResponderExcluir
  3. as crianças hj querem ir para festa, perderam o dom de ser criança

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 30 anos e ainda adoro circo, mas como vc disse sem animais

    ResponderExcluir