quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CARROSSEL

Saudades do tempo que era divertido assistir novela feita para criança. Entre tantos programas infantis da década de 80 e 90, Carrossel foi uma que marcou minha infância. 
Hoje as crianças infelizmente perdem a infância muito cedo. Está tudo muito informatizado, tirando à verdadeira essência de ser criança. 
Carrossel foi uma da melhores novelas que assisti, emociono-me quando ouça a música de abertura, pois volto a minha infância e recordo bons momentos. A novelinha foi produzida pela televisa, emissora mexicana e lançada no Brasil em 1991 pela primeira vez, o sucesso foi tão grande que o SBT exibiu a novelinha quatro vezes, encantando adultos e crianças. 
O segredo de tanto sucesso era justamente a delicadeza da história, centrada numa sala de aula formada por crianças entre 6  e 8 anos e sua adorável professora Helena.
A história ocorria principalmente no colégio Mundial e é pra lá que as crianças levam todas suas alegrias e dramas familiares, que são resolvidos com a ajuda da professora. Seguindo a pedagogia do bem, ela encara seu trabalho como um sacerdócio e procura sempre semear a bondade entre seus pupilas. 
São tantos os momentos que ficaram eternizados em minha memória e tenho certeza de toda a minha geração. Cenas como quando a professora teve que ser substituída e os alunos aprontaram todas com a nova professora, mas depois ela ganhou o afeto deles e sofreu bastante ao entregar a turma de vota a professora Helena; quando Cirilo deu uma boneca pra Maria Joaquina; quando Jaime teve que refazer todo seu caderno; o sequestro de Maria Joaquina e todos os alunos ajudaram no resgate; tantas foram as cenas lindas e inesquecíveis.
E os personagens como o Daniel, um menino meigo, inteligente e que todas as meninas adoravam; tinha o Paulo, menino travesso e sem limites, que tinha uma irmãzinha chamada Marcelina que era muito boazinha e um amigo japinha chamado Kokimoto; Carmem, que mesmo com o problema da separação dos pais, e também uma menina muito pobre, era uma linda menina inteligente e estudiosa; o Davi, que parecia um anjinho e namorava a levada Valéria, uma menina doce que aprontava todas, mas amava muito a professora Helena, que além de professora era amiga e mãe de seus alunos, vivia com um sorriso no rosto; tinha os dois gordinhos, o Adriano que só pensava em dormir e comer e o Jaime que tinha o coração enorme e não se importava muito com sua aparência e tirava notas baixas; quem não se lembra da comilona Laurinha falando que isso é tão romântico; Mário, retraído e as vezes agressivo, tinha problemas em casa, amava animais e tinha um cachorro pastor alemão chamado Rabito; Maria Joaquina era uma menina rica que foi estudar no colégio porque seus pais queriam que ela se tornasse humilde, ela era linda, muito boa aluna, mas também racista e menosprezava Cirilo que era apaixonado por ela, um doce menino que fazia tudo por ela; o porteiro Firmino; Jorge um menino riquinho que também era muito pedante. 
Lindos momentos que deixaram gostinho de quero mais, Sílvio Santos deveria reprisar para que as crianças dessa geração pudessem curtir esses belos personagens e suas aventuras interessantes.

Fernanda Leite ( Fortaleza, 23 de fevereiro de 2011.)

MÚSICA DE ABERTURA                    

Entre duendes e fadas
A terra encantada
Espera por nós
Abra o seu coração
Na mesma canção
Em uma só voz


Entra, vem no picadeiro
Pintar essa cara
Com tinta e pó
Deixe a criança escondida
Esquecida, esquecer
Que ela é avó


Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu

Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu


No nosso circo maluco
Você é de tudo
Até super herói
Você é a roda-gigante
O anão, elefante
O índio, cowboy


Venha, não perca o seu tempo
Que até a idade
Se pode escolher
Venha ser uma criança
Girar nessa dança
Ser o que quiser


Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu

Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu


MÚSICA DA PROFESSORA 

Foi você que ensinou
O que hoje sei, me mostrou
O caminho e como fazer
Para ser feliz. Tudo fica tão bom
Doce como mel, faz a escola
Até parecer um pedacinho
Do céu


Toda vez que eu precisei
Você me deu a mão
Sempre abrindo seu coração
Por isso eu amo você


Refrão (2x):
Professora por que é que tem
Que ser assim?
Num ano me ensina tudo
E no outro ano te afastam de mim
Professora que corrige
Os erros meus
Me ensina a dizer te amo
Mas não me ensine
O que é adeus



12 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk nossa eu assisti isso aí

    ResponderExcluir
  2. já não se fazem mais novelas como antigamente, bons tempos

    ResponderExcluir
  3. quando era crian ça por ser gordinha todo mundo diia que eu parecia com a laurinha

    ResponderExcluir
  4. eu era a Maria Joaquina, pq além de linda eu vi seu lado bom

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog e esse texto sobre carrossel, nossa bateu a saudade

    ResponderExcluir
  6. muitooo bom adorei td perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Uma novela super interessante, acho que esta na hora de o Silvio Santos reprisa-la novamente pois Carrossel tem uma essencia pedagogica muito importante.Saudades...

    ResponderExcluir