segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

“Diários do vampiro” x "A Saga de Crespúsculo"


“Diários do vampiro” e "A Saga de Crespúsculo"
Há um ano estava eu a busca de um livro ao qual me chamasse atenção, logo de cara peguei “Diários do vampiro” ("The Vampire Diaries"), L.J. Smith, me apaixonei pela trajetória dos personagens principais, Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros Stefan e Damon Salvatore.
 
Assim que comecei a Ler o primeiro livro de L.J. Smith a primeira coisa que pensei foi a Stephenie Meyer se ‘INSPIROU’ muito ali. Imediatamente fui à busca no Google para saber qual livro fora escrito primeiro, Diários foi lançado em 1991 e Crepúsculo em 2005 e quem conhecem os dois contos percebe que há muitas similaridades entre eles.

Em entrevista exclusiva à Megazine, por e-mail, Smith diz: “Meyer chupou vários ingredientes de suas histórias”, “Quase todos os personagens e os desdobramentos importantes nos livros de Meyer podem ser encontrados nos meus livros” e ainda desafiou a autora de “Crepúsculo” a um debate público pela web.  Dizendo o seguinte: “Quero ver como explica todas as semelhanças”.

A gente sabe que os vampiros são monstros que tomam sangue de humanos, dormem em caixões e matam pessoas, certo que alguns filmes hoje até colocam alguns bonzinhos. Mas em Diários ele é do bem: não mata mais pessoas, toma só sangue de animais, dorme em uma cama e ainda por cima se apaixona por uma humana… Só que a mais ou menos 15 anos depois do lançamento do livro, Meyer tem um sonho em que os vampiros têm exatamente estas características.

Em Diários além do romantismo, tem mais ação, aventuras, lobos, bruxas e vampiros misteriosos, isso mesmo, bastante mistério e muito terror. Mas a Smith conseguiu escrever algo que se destacasse, no caso, nos livros dela, os vampiros que conseguem viver na luz do dia é por usar um anel e em Crepúsculo os vampiros brilha, isto é a pior coisa que um autor poderia escrever. Para mim vampiros não podem brilhar. Outros fatores bem parecidos são que tanto Stefan como Edward têm preferência por sangue apenas de animais; Tanto Fell’s Church como Forks, são minúsculas cidades que existem, apenas na mente das autoras; A história dos livros começa com a mudança de Stefan, o mesmo acontece quando Bella se muda. Antes da mudança de ambos, as suas respectivas cidades eram tranqüilas; Tanto Stefan e Elena como Edward e Bella se viram pela primeira vez na escola; Edward e Stefan são muito ricos; Katherine foi mordida para não ser morta, assim como Edward e todos de sua família; Elena e Bella estavam disposta à tudo para namorarem seus vampiros; Damon e Stefan querem Elena, assim como Edward e Jacob querem Bella; Em vários momentos de Diários do Vampiro a autora fala sobre o crepúsculo (é como o céu fica entre o azul do dia e o escuro da noite); Edward e Stefan se apaixonam por uma humana;  Assim como Stefan e Damon, Edward e Jacob disputam o amor das mocinhas, sendo que para protegê-la eles fazem até uma trégua; e tanto Helena como Bela amam o vampiro bonzinho, mas tem uma queda por Damon e Jacob. E pra finalizar até a capa recente de livro Eclipse que faz parte da coleção crepúsculo, imitou a capa do livro de Diários do Vampiro Reunião Sombria.

Ambos os livros contam uma história interessante e apesar dessas semelhanças, cada história pega seu rumo. Mas sem nenhuma dúvida e sinceramente eu prefiro Diários do Vampiro.

Os livros de Stephenie Meyer virou filmes e os de L.J. Smith uma séria.

Bem que essa polêmica não deixa de ser um bom marketing para ambas as autoras, pois mesmo quem não leu ou assistiu os dois contos, vai passar a querer.

Fernanda Leite (Fortaleza, 07 de fevreiro de 2011)

Abaixo vou postar a sinopse de ambos os livros:

“Diários do vampiro”

O DESPERTAR
O triângulo amoroso mais assombroso de todos. Dois irmãos vampiros, um bom e outro maligno, estão apaixonados pela mesma humana. Stefan conhece Elena e se apaixona por ela instantaneamente, mas jura nunca se aproximar dela por causa de seu segredo sombrio. No entanto, Elena jura conquistar Stefan – ou morrer.
“O Despertar” é o primeiro livro da série, originalmente publicado em 1991. Chegou ao Brasil pela Editora Galera Record em 28 de agosto de 2009.
Best seller da série Diários do Vampiro, chegou a ficar mais de 15 semanas na lista de mais vendidos do New York Times.

O CONFRONTO
Há muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três.

A FÚRIA
Há séculos, o poder de um grande amor fez suas vítimas: Stefan e Damon Salvatore foram condenados a atravessar gerações como mortos-vivos. Agora a paixão por Stefan sela o destino da jovem Elena Gilbert. Ela é encontrada morta à beira de um rio, mas um estranho – e perigoso – Poder a conduzirá em direção a um novo mundo.
Elena é uma vampira – e pertence a Damon. Enquanto a cidade está de luto pela perda de sua menina de ouro, coisas estranhas e sobrenaturais estão acontecendo. Para que a cidade não seja destruída, Stefan e Damon devem unir forças.
E quando um caça-vampiros chega à cidade, os caçadores transformam-se em caça. Stefan, Damon e Elena precisarão ficar juntos para encontrar o mal que quer lembrar aos três e a todos de Fell’s Church suas verdadeiras origens.

REUNIÃO SOMBRIA
Em “Reunião Sombria”, quarto livro da série, Elena flutua em um misterioso limbo espiritual após se sacrificar para derrotar Katherine e salvar Stefan. Sua morte cobre Fell’s Church de tristeza e desalento, mas é preciso seguir em frente. Bonnie, a melhor amiga, decide guardar o diário de Elena e ali registra os lentos sinais de recuperação da cidade, acompanhada de perto por Meredith e Matt. Mas sonhos perturbadores com a amiga morta estão prestes a mudar tudo…
Pelos sonhos, Elena se comunica com Bonnie e avisa de um novo perigo a rondar a cidade. E só uma pessoa pode ajudá-los: Stefan. Mas o vampiro está desolado com a morte de Elena e tentando cumprir a promessa de permanecer ao lado de Damon. Os dois vagam sem rumo, sob a cruz de sua sina: a sede de sangue. Será que ele irá atender ao chamado inesperado que o colocará novamente no caminho de Elena – e daqueles que ela ama?

ANOITECER
O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros.
Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell’s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer que a Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell’s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon que sempre foi o caçador, está sendo a caça.
Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte.

"A Saga de Crespúsculo"
CREPÚSCULO
Crepúsculo  poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

LUA NOVA
Para Bella Swan, há uma coisa mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado. Edward já resgatara Bella das garras de um mostro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando... Legiões de leitores que ficaram em transe com o best-seller "Crepúsculo" estão ávidos pela seqüência da história de amor de Bella e Edward. Em "Lua nova", Stephenie Meyer nos dá outra combinação irresistível de romance e suspense com um toque sobrenatural. Apaixonante e cheia de reviravoltas surpreendentes, essa saga de amor e vampiros segue rumo à imortalidade literária.

ECLIPSE
Havia algo que Edward não queria que eu soubesse. Algo que Jacob não teria escondido de mim. Algo que pôs tanto os Cullen quanto os lobos no bosque, movendo-se juntos numa proximidade perigosa. (Algo que eu, de algum modo, esperava. Que eu sabia que aconteceria de novo, tanto quanto desejava que jamais acontecesse. Nunca teria um fim, teria?" Enquanto Seattle é assolada por uma sequência de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de outros perigos. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob - uma opção que tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens. Com a proximidade da formatura , Bella vive mais um dilema: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas?

AMANHECEEER

Bella e Edward se casam e durante a lua de mel ela engravida. Temendo que a criança mate Bella, Edward e Carlisle decidem fazer ela abortar mas ela não aceita. Com o tempo de gravidez Bella começa a definhar e precisa de sangue para gerar a criança.
Temendo o que vai nascer, os lobisomens lançam guerra para matar Bella, assim como os Volturi que retornam para matar a criança quando ela nascer. Quando a criança nasce, Bella é transformada por Edward para não morrer. Renesmee é o nome da menina, que é meio vampira.
Alice consegue provar para os Volturi que a menina não é perigosa e a guerra entre Lobos e Vampiros chega ao fim. Bella agora vampira, consegue criar escudos de proteção e Edward consegue ler sua mente, mas só quando ela permite. Os dois parecem viver felizes, mas a eternidade os aguarda.

 

32 comentários:

  1. Gostava da Saga Crepúsculo....mas quando conheci Diarios achei bem melhor....Muito massa Diarios do Vampiro! Adooorei o texto amiga...parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. eu tb prefiroooo diários, muito mais terror e sexo...

    ResponderExcluir
  3. os dois são bons, mas diários alem de ser melhor eles nao tem o Damon

    ResponderExcluir
  4. eu sou apaixonada pelo Damon, charme demais

    ResponderExcluir
  5. Eu também amo o Damon, charme que não tem limite...

    ResponderExcluir
  6. sou jornalista formada e gostei da maneira que você escreve parabéns menina,claro que tem muito que aprender ainda

    ResponderExcluir
  7. eu adora crepusculo, mas depois de diários não tem nem como comparar, mil vezes melhor

    ResponderExcluir
  8. pra quem gosta de terror, diários é bem melhor

    ResponderExcluir
  9. a saga crepusculo é a melhor!!!!!!!!!!
    sem comentarios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu esta ser crepusculo é 10000000000000000000000000 vezes melhor diario de um vampiro ate que e legal mas sem comparação

      Excluir
  10. SUA OPINIÃO, PREFIRO DIÁRIOS MUITO MAIS TERROR...

    ResponderExcluir
  11. Para diários é 80 mil vezes melhor, além de terror a história é mais interessante e tb concordo qnd fala que o pior de crepusculo é vampiros brilhar, ela quis inovar pq o s de diários tem pedras que os fazem andar no sol, mas ficou rídiculo vampiro não deve andar no sol, dando privilégios a poucos com um motivo bem legal como os de diário...

    ResponderExcluir
  12. eu amo crepusculo pois e mais romantico

    ResponderExcluir
  13. diarios do vapiros e uma droga

    ResponderExcluir
  14. O anônimo, VC pelo ao menos já assistiu ou leu...

    ResponderExcluir
  15. diários é muito melhor msm, pq é um absurdo os vampiros brilharem no sol,aff... e história de vampiro tem que ter sangue, terror morte, naum ser agua com açucar que nem crepusculo. amo stefan e damon

    ResponderExcluir
  16. Também tive a mesma dúvida de inicio. Claro que Crepúsculo não tem o sarcástico Damon.Precisa ter mente para criar em vez de "hp" que faz cópias.

    ResponderExcluir
  17. DIARIO É MUITO MELHOR DO CREPUSCULO E ISSO É EVIDENTE. CREPUSCULO É UMA COPIA BARATA DE "DIARIO" E ONDE JÁ SE VIU VAMPIRO BRILHAR A LUZ DO DIA? MEYER DEVERIA PRIMEIRO LER UM BOM LIVRO DE "VAMPIRO" E DEPOIS ESCREVER... PUTZ VELHO VAMPIRO BRILHAR É FODA!

    ResponderExcluir
  18. Diarios é mil vezez melhor , pois tem mais ação , suspençe e dá cada vez mais a vontade de continuar e lê cada vez mais , além de ser super romantico também , ele tem o Stefan e o Damon que não se compara com nenhum dos vampiros da saga Crepusculo , tanto é que Stefan é protetor como o edward mais não chega ser uma coisa inrritante , pois edward chega a ser inrritante de tanta proteção , e Stefam é mais divertido , claro que não se compara com o humor de Damon , que além de ter um olhar penetrante e muuuito sedutor ,ele faz piadas em momentos tristes , aaa MIL vezes THE VAMPIRE DIARIES , muito obrigada L.J. Smith , por criar a maior saga vampiresca do mundo pra nós .

    ResponderExcluir
  19. a Saga Crepusculo não chega nem perto de Diário de um vampiro!!! Além de ser melhor, ainda foi copiado pelo Crepusculo...

    ResponderExcluir
  20. EU ACHO QUE O CREPUSCULO IMITOU UM POUCO O DIARIO DE UM VAMPIRO,MAIS PARA MIM O DIARIOS DE UM VAMPIRO É MUITO MELHOR.
    Antes eu gostava mais do crepusculo mais agora prefiro diarios de um vampiro e vamos combinar o stefan é bem mais lindo q o edward.

    ResponderExcluir
  21. eu gosto dos dois do crepusculo e do diarios de vampiro um pouquinho o crepusculo imitou mais nós não sabemos como vai acabar porque os livros estão diferentes, eu amo todos os dois o edward eo stefan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é assim como eu aberto as coisas novas ou reiventadas

      Excluir
  22. eu alem de gostar muito de crepusculo prefiro DIARIOS DE UM VAMPIRO pois há mais açao e romance!
    amo o stefan é um gato prtetor e tbm amo o damon que tem um senço de humor ilário que tbm nao deixa de ser um grande ator e um belo gato.mais tbm vi muita gente falando que brilhar na luz do sol era ridiculo digamos assim,mais se stefan e damon nao tivessem o anel os irmaos salvatore tbm brilhariam.mais isso foi a criatividade da autora!!!bjs

    ResponderExcluir
  23. concorda com a anonima de cima pois ela foi muito criativa em falar sobre o anel dos irmao salvatore pois antes disso só ouvi reclamaçoes sobre vampiros brilharem a luz do sol(crepusculo)mais se nao tivessem os aneis os irmaos stefan e damon tbm brilhariar a luz do sol!ok?!
    bjao espero que concordem comigo!!!

    ResponderExcluir
  24. Prefiro Diarios de um Vampiro
    So fã n 1
    é a melhor serie

    ResponderExcluir
  25. eu amo muito a saga crepusculo e diarios de um vampiro as historias são muito diferentes e é tão emocionante as historias que cada vez que eu assisto choro eu amo muito eles sou lokas por eles sou fã da saga crepusculo e diarios de um vampiros s2s2s2s2s2s
    MAYARA

    ResponderExcluir
  26. Pq esse povo insiste em fazer comparações, sou fã assumida da Saga Crepúsculo, estou começando agora a assistir "Diários de um vampiro" mais isso não impede ninguém de assistir e gostar de nenhum outro livro ou nenhuma outra série ou filme, quer dizer que A saga Harry Potter, são só pra quem curte os bruxos, as sagas vampirescas, pra quem curte os vampiros.....Jogos Vorazes está aiii na era 2012,não é tudo aquilo que eu esperava, por se dizer Maior que a Saga Crepusculo e Harry Potter que eu tbm adoro, se são semelhantes "Problema" das autoras elas que se entendam, e qual o problema de os vampiros brilharem existe lei,se existisse seria "preconceito" cada autor(a) teve seu tempo, e fizeram muito bem feito, todo dia coisas novas são criadas ou coisas que estavam esquecidas, são renovadas com idéias semelhantes, o sucesso de diários de um vampiro (série) veio depois do inicio da saga crepusculo, se a autora L.J. Smith( tem uma fortuna, agora)agradessa pelo sucesso de crepusculo que fez os livros voltarem a ter sucesso, claro que gostamos de modo diferente e particular, mais respeito em primeiro lugar, as direnças e semelhanças devem ser respeitadas acima de tudo.

    ResponderExcluir
  27. eu prefiro diarios de um vampiro tem mais açao e alem de contar os atores sao gatos....eu amo diarios de um vampiro....eu gosto so um pouco de crepusculo mais diarios e o melhor e sempre sera o melhor

    ResponderExcluir
  28. Alguem sabe me dizer qual é o filme q a turma de diario de um vampiro luta lado a lado com a turma de crepusculo

    ResponderExcluir