terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARTESANATO CEARENSE

Fortaleza e outros estados do Nordeste são conhecidos pelo talento de seus artesãos. Esses artistas produzem peças de renda, conhecido também como renda de bilro ou renda da terra, tem o labirinto que é encontrado nas praias, artesanato de cestaria, a cerâmica cearense, artigos artesanais feitos em couro, artesanato de metais, o artesanato de madeira, o artesanato de artes gráficas, sendo que o mais importante é a xilogravura para ilustrações de capas de folhetos de cordel, as garrafas coloridas, nossas redes com belos bordados, entre outros produtos de artesanato que só se encontra aqui, ou feitos por mãos nordestinas.
E justamente por possuir produtos tão belos, quem visita o Ceará não consegue resistir ao apelo das compras de produtos artesanais e nem deixar de levar lembrancinhas e produtos do artesanato cearense para usar em casa ou presentear os amigos. Produtos feitos a mão que em outros estados são bastante caros, aqui podem ser comprados por preços incrivelmente baixos quando negociados diretamente com o artesão. 
Existem lojas de artesanato por toda a cidade (incluindo o aeroporto, onde tudo custa o dobro ou triplo do preço normal). Os melhores locais para se pesquisar preços de artesanato e fazer compras são: 




O Mercado Central de Artesanato, os preços são em geral similares, mas se deve pesquisar em todas as lojas, pois sempre se é possível pechinchar e obter um desconto, o local se situa entre a Praia de Iracema e o centro da cidade, onde também podem ser encontrados lindos produtos artesanais; 






A Feirinha da praia de Iracema, lá funciona a partir do entardecer, no aterrinho da praia, lá você conta com o mais variado artesanato cearense, feito pelo próprio artesão, sem contar com a vista privilegiada de nossa Fortaleza; 






E também tem o CEART, Centro de Artesanato do Ceará que fica na Av. Santos Dumont, e é para nós, um dos lugares mais agradáveis para comprar o  artesanato local. A variedade é muito ampla, representativa de todas as facetas do artesanato cearense, a decoração muito bem montada, e os preços convidativos. 




A carioca Lúcia Queiroz, fala que ela viaja regulamente para Fortaleza para comprar produtos e artesanatos locais para revender em sua loja de variedades a preços bem elevados, e seus clientes são bem sofisticados e elegantes.
A originalidade e criatividade do povo cearense fazem com que as artes e a cultura cearense sejam conhecidos e admirados em todo o Brasil e no exterior.


Fernanda Leite (Fortaleza, 14 de janeiro de 2012.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário