segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TURISMO CULTURAL EM FORTALEZA/CE


Fortaleza hoje é dos maiores pontos turísticos do Brasil. A capital do Ceará oferece de bandeja aos seus visitantes e moradores as melhores coisas para se curtir a vida com alegria: sol, belas praias, artesanatos, museus, teatros, o melhor humor do Brasil.
A vida noturna supera as expectativas dos visitantes e moradores, com MPB, rock, música eletrônica, samba, pagode e o principal e mais procurando o forró do nordeste.
Na cidade do sol, incontestavelmente, possui o litoral como um dos principais atrativos turísticos. Mas o problema esta quando outras áreas passam a ser secundárias, pois acabam esquecidas. Que tal depois de curtir um dia de sol e praia, praticar o chamado turismo cultural e assim conhecer a cidade a partir das edificações no centro?
Isso pode ser possível por meio de visitas, passeios, descobertas e entendimentos acerca das mudanças e curiosidades da cidade. Afinal detalhes contam a história como fato que foi um revolucionário, o jangadeiro Chico Matilde que deu nome ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um espaço que hoje oferece ampla programação gratuita ou a preços simbólicos, visitar o local, que fica na praia de Iracema, bem próximo ao centro da cidade, é ter uma aula sobre o modo de vida cearense. A arquitetura do local também é um grande atrativo. Aproveitando e já da uma passada no Estoril Patrimônio afetivo da cidade, foi comprado da família Porto em 1992 pela Prefeitura de Fortaleza, reformado e transformado em Centro Cultural da Praia. Lá já aconteceram seminários, oficinas, cursos, exposições, shows e lançamentos literários, atualmente passou por grande reforma.
No mesmo local o turista já pode aproveitar para conhecer o teatro São José, abandonado por muitos anos, vai passar por reforma e reabrir ao púbico se transformado no Teatro Municipal de Fortaleza, segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O prédio, que pertencia à Federação dos Trabalhadores Cristãos, foi comprado pela administração municipal por R$ 998 mil reais e passará antes por uma grande obra de restauração.
Na visita cultural ao centro da cidade, o turista pode conhecer a Catedral Metropolitana, iluminada por belos vitrais, sua construção predominando o estilo neogótico, tendo capacidade para 5.000 pessoas.
A Galeria Antonio Bandeira que tem 40 anos de história. Foi aberta ao público ainda na década de 1960 e consta que Larissa Porto foi à primeira diretora desta instituição, atualmente tem como diretora Marina Rates.  As funcionárias Irludes e Jacinta contam que o prédio hoje passa por reforma, mas que sempre acontece exposições de vários artistas e que lá também funciona um local de acesso a internet e cursos para professores da rede municipal. No local também funciona a galeria Sinhá D’ Moura.
Mas na frente se encontra o Museu do Ceará, um acervo com mais de sete mil peças que retratam a história e cultura do estado, entre vestimentas, móveis, cordéis e fósseis. Guarda ainda preciosidades como os objetos pessoais do Padre Cícero e um punhal do cangaceiro Lampião.
E não podemos deixar de falar do Sine São Luís, muitas pessoas incluíram em seus roteiros, quando ia ao centro da cidade uma visita ao comentado prédio, a decoração deslumbrava a todos. Foi inaugurado em 26 de março de 1958, com sala de projeção equipada com tela de 14 metros de comprimento, com capacidade para 1500 pessoas. Hoje pertence ao Governo do Estado do Ceará e se encontra fechado para reforma. Fica em um dos cartões postais da cidade, a Praça do Ferreira, (que nos finais de semana fica deserta).
E quando se trata de cultura o Theatro José de Alencar é referência artística e turística nacional, e desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza. Apreciar a fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita. 
Metrópole moderna, do mar verde-azulado, das belas praias, do vento suave, do povo alegre e hospitaleiro e de uma riqueza cultural maravilhosa, Fortaleza é destino certo para quem deseja conhecer uma das mais belas capitais do País.

Fernanda Leite (Fortaleza, 10 de janeiro de 2012.)


THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
CINE SÃO LUÍS  NA PRAÇA DO FERREIRA
CATEDRAL
GALERIA ANTÔNIO BANDEIRA
MUSEU DO CEARÁ
ESTORIL
TEATRO SÃO JOSÉ
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA



Nenhum comentário:

Postar um comentário