terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CUIDADOS COM A PELE



O primeiro passo para se ter uma pele saudável é cuidar dela

Muitas pessoas pensam que os cuidados da pele passam apenas por limpar o rosto uma ou duas vezes por dia. No entanto, essas pessoas estão enganadas. Você deve seguir uma rotina diária de cuidados para mantê-la bonita e retardar o envelhecimento. 
Segundo a dermatologista Mariana Andrade, da clínica de Estética e Dermatologia Pele Saudável em São Paulo (SP), antes de usar o produto e causar alergias e outros danos mais graves a sua pele, deve se procurar um profissional dermatologista para saber qual seu tipo de derme. “Não se apresse em usar técnicas que a sua vizinha lhe recomendou sem saber se é benéfico ou prejudicial, procurar um especialista é sempre a melhor opção”, afirma. 
A preocupação com a qualidade de vida tem sido um tema cada vez mais discutido. Ter uma vida saudável é um dos indicadores de qualidade de vida e saúde da pele, do corpo e da mente. Envelhecer é um processo natural, porém é possível atenuar esse resultado, quando adotamos hábitos saudáveis. “Evitar o estresse, preocupações, momentos de fúria, angústia e depressão é fundamental para manter a mente e o corpo jovem. Procure uma vida equilibrada pensando sempre em seu bem estar”, alerta o dermatologista aposentado, João Andrade.

Os tipos de pele e suas características

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Normal → É uma o tipo mais equilibrada, tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida. Os poros são fechados.

Pele Oleosa → Apresenta alto brilho, muito protegida e resistente, acumulando muita sujidade do ambiente. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca → É fina, opaca, com tendência a se descarnar. Por ser muito delicada se irrita com facilidade.

Pele Mista → A zona T do rosto (testa, nariz e queixo apresentam características de pele óleos, enquanto que as partes laterais (bochechas e ao redor dos olhos) apresentam características de pele seca. 

Pele Sensível → A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar.

Estes são alguns cuidados com a pele que são simples e fácies de usar

1. Tenha uma alimentação saudável e uma dieta composta de proteína, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas;

2. Beba pelo ao menos oito copos de água por dia. Ela ajuda a retardar o envelhecimento;

3. O hábito de fumar acumula efeitos como rugas precoces, perda do brilho e elasticidade na pele, e diminuição do colágeno;

4. Jamais durma de maquiagem, pois faz um mal enorme quando fica no seu rosto durante a noite;

5. Evite o excesso de açúcar, pois é uma das principais causas de envelhecimento precoce no ser humano;

6. Uma vez por mês, ou sempre que puder faça uma limpeza de pele com um profissional. Elas são ótimas para remover cravos e espinhas mais profundas e difíceis de extrair. 

7. Procure dormir pelo menos sete a oito horas diariamente. É durante o sono que o seu corpo restaura energia e isso se reflete na sua pele. 

Por Fernanda Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário