quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ÉPOCA DESSAS JUVENTUDE



Na maioria das vezes as crianças começam a ver desenhos animados e outros programas antes dos dois anos de idade. Por isso é preciso um imenso cuidado com o conteúdo que elas assistem, pois geralmente captam apenas uma parte do que assistem.

Selecionei alguns desenhos, personagens e programas que passava na época dos papais e mamães de hoje, na minha época, na época dessa juventude.

Os maravilhosos desenhos: Cavalo de Fogo; Muppet Baby; Ursinhos Carinhosos; Caverna do Dragão; He-man; A Nossa Turma; Doug Fani; Thudercats; Scobido; Caça Fantasma; She-ra; Popai; Corrida Maluca; Tartarugas Ninja; Selomon; Sacura. Sem esquecer também personagens e programas que marcaram época: A dupla Sandy Junior que cantam e encantam até hoje; X- Tudo um programa educativo da TV Cultura; os atrapalhados trapalhões; a pequena Levada da Breca Pank; os fofos cachorros da TV Colosso; a doce professora Helena e seus sapecas alunos da novela Carrossel; Castelo Ratimbum; nosso querido Chaves; o famoso Xou da Xuxa, eterna Rainha dos Baixinhos, um mito vivo; as loucuras da Fada Bela; os maravilhoso desenhos do Disney Clab “CRUJ CRUJ CRUJ XAU”; o lendário palhaço Boso; As aventuras da novelinha Chiquititas; Power Ranger; as piadas de Sergio Malandro e a divertida Família Dinossauro.
Esses são algumas das principais programações infantis que encantavam muitos dos adultos de hoje.

Infelizmente nos dias atuais, os desenhos tem uma carga de violência e consumismo precoce muito grande, e assim influenciando direto ou indiretamente futuros adultos.
Cito exemplos das Três Espiãs Demais, que estimula o consumismo e os desenhos Pokémon e Digimon que considero altamente violento, pois acredito ser um incentivo a futuros rinhas de animais.
Precisa-se de uma nova programação infantil de qualidade e que respeite nossas crianças, pois serão elas o futuro do mundo.

Fernanda Leite (Fortaleza, 30 de setembro de 2009.)

9 comentários:

  1. Adoraaaaaaaava o baby "não é a mamãe", pense eu posso dizer que tive infância!

    ResponderExcluir
  2. Eu amava o cavalo de fogo... um lindo cavalo de fogo eu vi...
    e claro a Xuxa...
    Mas acredito q além de mim todos amaram uita das coisas que estão aí...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto parabéns amiga...cada vez melhor!!


    Muito bom mesmo os desenhos da nossa epoca q hj não passam mais...não tinham influências volentas....as criaças de hj estão cada vez mais pra frente em certos assunto q eu acho errado...tudo a seu tempo.
    e se não cuidadae a tendência é piorar cada vez mais a mentalidades delas...por influência da midia ou até dos pais....mais com uma base familiar solida será dificil de influenciá-las a algo violento ou a assuntos pesados.

    ResponderExcluir
  4. Sim com essa base é dificil se influenciar...
    Mas o problema é la fora, os amigos, a escola, a mídia, esses são os grande problemas...

    ResponderExcluir
  5. Com certeza por isso q além da boa base familiar a criança ou adolescente deve ter muita consciência no q faz e saber dizer não para as coisas q realmente precisam...

    ResponderExcluir
  6. só que até nos adultos nos deixamos influenciar por alguma coisa ou pessoa...

    ResponderExcluir
  7. Sim Bia eu acabei de completar 24 anos, muitos desses desenhos passaram até uns anos atraz, assim o que menos lembro é Bozo,pq eu era muito pequena, mas lembro que eu tnha um boneco dele e tudo...

    ResponderExcluir
  8. Bons tempos esses que passavam desenhos não tão inocentes, mas não eram tão violentos.A tecnologia realmente revolucionou os desenhos....

    ResponderExcluir