terça-feira, 29 de setembro de 2009

O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO




Tive a oportunidade de conhecer uma verdadeira maravilha da natureza durante minhas férias de julho, quando visitei o nordeste do Brasil. Fiquei encantado com um cajueiro localizado no distrito de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim. Essa impressionante árvore ocupa uma área de cerca de 7.500 m² e possui um perímetro de aproximadamente 500 m. Plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, o cajueiro se tornou uma atração singular, e Luiz viveu até os 93 anos, partindo sob a sombra de sua criação.

O crescimento dessa árvore é resultado de duas anomalias genéticas fascinantes. A primeira é que, ao invés de crescer verticalmente, seus galhos se espalham horizontalmente. Com o tempo, devido ao peso, esses galhos se curvam para baixo até tocarem o solo. A segunda anomalia ocorre quando os galhos, ao entrar em contato com o chão, começam a criar raízes, crescendo novamente como se fossem troncos de uma nova árvore. Para entrar e apreciar essa maravilha, há uma taxa de apenas 3 reais, que é destinada à conservação do cajueiro.

As fotos que compartilho são um registro da minha visita e mostram a grandiosidade dessa única árvore. Embora muitos estudiosos a classifiquem como uma anomalia, eu vejo isso como uma obra-prima da natureza, uma verdadeira expressão do seu esplendor.

Por Fernanda Leite (Fortaleza, 29 de setembro de 2009.)

3 comentários: