
Na maioria das vezes, as crianças começam a ver desenhos animados e outros programas antes dos dois anos de idade. Por isso, é preciso um imenso cuidado com o conteúdo que elas assistem, pois geralmente captam apenas uma parte do que veem.
Selecionei alguns desenhos, personagens e programas que passavam na época dos papais e mamães de hoje, na minha época, na época dessa juventude.
Os maravilhosos desenhos: Cavalo de Fogo; Muppet Babies; Ursinhos Carinhosos; Caverna do Dragão; He-Man; A Nossa Turma; Doug Funnie; Thundercats; Scooby-Doo; Caça-Fantasmas; She-Ra; Popeye; Corrida Maluca; Tartarugas Ninja; Solomon; Sakura. Sem esquecer também personagens e programas que marcaram época: a dupla Sandy & Junior, que canta e encanta até hoje; X-Tudo, um programa educativo da TV Cultura; os atrapalhados Trapalhões; a pequena Levada da Breca; os fofos cachorros da TV Colosso; a doce professora Helena e seus sapecas alunos da novela Carrossel; Castelo Rá-Tim-Bum; nosso querido Chaves; o famoso Xou da Xuxa, eterna Rainha dos Baixinhos, um mito vivo; as loucuras da Fada Bela; os maravilhosos desenhos do Disney Club “CRUJ CRUJ CRUJ XAU”; o lendário palhaço Bozo; as aventuras da novelinha Chiquititas; Power Rangers; as piadas de Sérgio Malandro e a divertida Família Dinossauro.
Essas são algumas das principais programações infantis que encantavam muitos dos adultos de hoje.
Infelizmente, nos dias atuais, os desenhos têm uma carga de violência e consumismo precoce muito grande, influenciando, assim, direta ou indiretamente, os futuros adultos. Cito exemplos de Três Espiãs Demais, que estimula o consumismo, e os desenhos Pokémon e Digimon, que considero altamente violentos, pois acredito que sejam um incentivo a futuras rinhas de animais.
Precisa-se de uma nova programação infantil de qualidade que respeite nossas crianças, pois serão elas o futuro do mundo.
Fernanda Leite (Fortaleza, 30 de setembro de 2009.)