Na maioria das vezes as crianças começam a ver desenhos animados e outros programas antes dos dois anos de idade. Por isso é preciso um imenso cuidado com o conteúdo que elas assistem, pois geralmente captam apenas uma parte do que assistem.
Selecionei alguns desenhos, personagens e programas que passava na época dos papais e mamães de hoje, na minha época, na época dessa juventude.
Os maravilhosos desenhos: Cavalo de Fogo; Muppet Baby; Ursinhos Carinhosos; Caverna do Dragão; He-man; A Nossa Turma; Doug Fani; Thudercats; Scobido; Caça Fantasma; She-ra; Popai; Corrida Maluca; Tartarugas Ninja; Selomon; Sacura. Sem esquecer também personagens e programas que marcaram época: A dupla Sandy Junior que cantam e encantam até hoje; X- Tudo um programa educativo da TV Cultura; os atrapalhados trapalhões; a pequena Levada da Breca Pank; os fofos cachorros da TV Colosso; a doce professora Helena e seus sapecas alunos da novela Carrossel; Castelo Ratimbum; nosso querido Chaves; o famoso Xou da Xuxa, eterna Rainha dos Baixinhos, um mito vivo; as loucuras da Fada Bela; os maravilhoso desenhos do Disney Clab “CRUJ CRUJ CRUJ XAU”; o lendário palhaço Boso; As aventuras da novelinha Chiquititas; Power Ranger; as piadas de Sergio Malandro e a divertida Família Dinossauro.
Esses são algumas das principais programações infantis que encantavam muitos dos adultos de hoje.
Esses são algumas das principais programações infantis que encantavam muitos dos adultos de hoje.
Infelizmente nos dias atuais, os desenhos tem uma carga de violência e consumismo precoce muito grande, e assim influenciando direto ou indiretamente futuros adultos.
Cito exemplos das Três Espiãs Demais, que estimula o consumismo e os desenhos Pokémon e Digimon que considero altamente violento, pois acredito ser um incentivo a futuros rinhas de animais.
Precisa-se de uma nova programação infantil de qualidade e que respeite nossas crianças, pois serão elas o futuro do mundo.
Fernanda Leite (Fortaleza, 30 de setembro de 2009.)