quarta-feira, 27 de junho de 2012

MULHERES NA POLÍTICA



É legal falar sobre beleza, moda, novidades alheias, fofocas, relacionamentos e tudo mais que incrementa o mundo feminino, mas e sobre política?

Quantas pessoas saberiam dizer quem foi a primeira mulher eleita a um cargo político? Ou a primeira mulher eleita deputada estadual no nosso país? Agora se perguntar quem foi à primeira mulher que se tornou presidente da República no Brasil, todos saberia dizer que foi: Dilma Rousseff.

Não é por falta de cultura que as pessoas não sabem tais repostas quando não está tão focado na grande mídia, mas sim por falta de interesse. Muitas mulheres têm sido eleitas politicamente para ser chefes de Estado e de governo. Focando nisso, iremos mostrar quais foram e são as principais mulheres a representar nossa política, com conquistas e barreiras que enfrentaram, mostrando que podem governar um país tão bem quantos os homens.
  
Principais conquistas das mulheres na política brasileira 

  •   Em 1893 o voto feminino foi permitido ela primeira vez em 1893, na Nova Zelândia, graças ao movimento feminista. Vale dizer que tal movimento foi baseado nos idéias iluministas, mas ocorreu depois da Revolução Industrial. Já no Brasil, apenas tivemos direito de votar quando da instituição do nosso Código Eleitoral de 1932, no governo de Getúlio Vargas.
  • 1933 - Dra. Carlota Pereira de Queirós: tornou se a primeira mulher a ser eleita Deputada federal na história do Brasil, mas a precursora para se chegar nessa conquista foi Bertha Maria (1984-1976) Ela conheceu os movimentos feministas da Europa e dos Estados Unidos no inicio do século XX e foi uma das principais responsáveis pela organização do movimento sufragista no Brasil. Foi a partir daí que existiu atitude política tendo uma mulher como líder fundamental uma mulher. 
  • 1929 - Alzira Soriano conquistou 60% dos votos eleita prefeita de lajes/RN. Se tornando à primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade.
  •   1979 -   Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
  • 1982 – Luíza Erundina tomou posse como primeira prefeita da maior capital do país.
  •  1989 - Ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
  • 1990 -  Zália Cardoso de Mello foi empossada como a primeira e única mulher a ocupar o cargo de ministra da Fazenda.
  • 1995 - Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.
  •  2010 – Dilma Rousseff venceu as eleições presidências, tornando-se a primeira mulher Presidenta da República do Brasil.
Fernanda Leite (Fortaleza, 08 de junho de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário