terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARTESANATO CEARENSE

Fortaleza e outros estados do Nordeste são conhecidos pelo talento de seus artesãos. Esses artistas produzem peças de renda, conhecido também como renda de bilro ou renda da terra, tem o labirinto que é encontrado nas praias, artesanato de cestaria, a cerâmica cearense, artigos artesanais feitos em couro, artesanato de metais, o artesanato de madeira, o artesanato de artes gráficas, sendo que o mais importante é a xilogravura para ilustrações de capas de folhetos de cordel, as garrafas coloridas, nossas redes com belos bordados, entre outros produtos de artesanato que só se encontra aqui, ou feitos por mãos nordestinas.
E justamente por possuir produtos tão belos, quem visita o Ceará não consegue resistir ao apelo das compras de produtos artesanais e nem deixar de levar lembrancinhas e produtos do artesanato cearense para usar em casa ou presentear os amigos. Produtos feitos a mão que em outros estados são bastante caros, aqui podem ser comprados por preços incrivelmente baixos quando negociados diretamente com o artesão. 
Existem lojas de artesanato por toda a cidade (incluindo o aeroporto, onde tudo custa o dobro ou triplo do preço normal). Os melhores locais para se pesquisar preços de artesanato e fazer compras são: 




O Mercado Central de Artesanato, os preços são em geral similares, mas se deve pesquisar em todas as lojas, pois sempre se é possível pechinchar e obter um desconto, o local se situa entre a Praia de Iracema e o centro da cidade, onde também podem ser encontrados lindos produtos artesanais; 






A Feirinha da praia de Iracema, lá funciona a partir do entardecer, no aterrinho da praia, lá você conta com o mais variado artesanato cearense, feito pelo próprio artesão, sem contar com a vista privilegiada de nossa Fortaleza; 






E também tem o CEART, Centro de Artesanato do Ceará que fica na Av. Santos Dumont, e é para nós, um dos lugares mais agradáveis para comprar o  artesanato local. A variedade é muito ampla, representativa de todas as facetas do artesanato cearense, a decoração muito bem montada, e os preços convidativos. 




A carioca Lúcia Queiroz, fala que ela viaja regulamente para Fortaleza para comprar produtos e artesanatos locais para revender em sua loja de variedades a preços bem elevados, e seus clientes são bem sofisticados e elegantes.
A originalidade e criatividade do povo cearense fazem com que as artes e a cultura cearense sejam conhecidos e admirados em todo o Brasil e no exterior.


Fernanda Leite (Fortaleza, 14 de janeiro de 2012.)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COPIEI



"Quando olho para o meu passado, encontro uma mulher bem parecida comigo - por acaso, eu mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia menos lugares, menos emoções." 

Por Martha Medeiros

CUIDADOS COM A PELE



O primeiro passo para se ter uma pele saudável é cuidar dela

Muitas pessoas pensam que os cuidados da pele passam apenas por limpar o rosto uma ou duas vezes por dia. No entanto, essas pessoas estão enganadas. Você deve seguir uma rotina diária de cuidados para mantê-la bonita e retardar o envelhecimento. 
Segundo a dermatologista Mariana Andrade, da clínica de Estética e Dermatologia Pele Saudável em São Paulo (SP), antes de usar o produto e causar alergias e outros danos mais graves a sua pele, deve se procurar um profissional dermatologista para saber qual seu tipo de derme. “Não se apresse em usar técnicas que a sua vizinha lhe recomendou sem saber se é benéfico ou prejudicial, procurar um especialista é sempre a melhor opção”, afirma. 
A preocupação com a qualidade de vida tem sido um tema cada vez mais discutido. Ter uma vida saudável é um dos indicadores de qualidade de vida e saúde da pele, do corpo e da mente. Envelhecer é um processo natural, porém é possível atenuar esse resultado, quando adotamos hábitos saudáveis. “Evitar o estresse, preocupações, momentos de fúria, angústia e depressão é fundamental para manter a mente e o corpo jovem. Procure uma vida equilibrada pensando sempre em seu bem estar”, alerta o dermatologista aposentado, João Andrade.

Os tipos de pele e suas características

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Normal → É uma o tipo mais equilibrada, tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida. Os poros são fechados.

Pele Oleosa → Apresenta alto brilho, muito protegida e resistente, acumulando muita sujidade do ambiente. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca → É fina, opaca, com tendência a se descarnar. Por ser muito delicada se irrita com facilidade.

Pele Mista → A zona T do rosto (testa, nariz e queixo apresentam características de pele óleos, enquanto que as partes laterais (bochechas e ao redor dos olhos) apresentam características de pele seca. 

Pele Sensível → A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar.

Estes são alguns cuidados com a pele que são simples e fácies de usar

1. Tenha uma alimentação saudável e uma dieta composta de proteína, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas;

2. Beba pelo ao menos oito copos de água por dia. Ela ajuda a retardar o envelhecimento;

3. O hábito de fumar acumula efeitos como rugas precoces, perda do brilho e elasticidade na pele, e diminuição do colágeno;

4. Jamais durma de maquiagem, pois faz um mal enorme quando fica no seu rosto durante a noite;

5. Evite o excesso de açúcar, pois é uma das principais causas de envelhecimento precoce no ser humano;

6. Uma vez por mês, ou sempre que puder faça uma limpeza de pele com um profissional. Elas são ótimas para remover cravos e espinhas mais profundas e difíceis de extrair. 

7. Procure dormir pelo menos sete a oito horas diariamente. É durante o sono que o seu corpo restaura energia e isso se reflete na sua pele. 

Por Fernanda Leite

POR MINHA PRIMA RAYANE LEITE



Sabe aqueles dias que todos os sentimentos resolvem despertar???
Transformando seu dia, sua vida, sua cabeça numa confusão, um tormento. 
Pois é, a famosa TPM florou. 
Homens, entendam, ela existe. Quando pedimos para que saiam de perto de nós, 
nos deixem sozinhas, na verdade queremos sua companhia, porém não queremos escutá-los. 
O estress é tão grande que incomoda até mesmo só de pensar que podemos ouvir nossa própria voz. 
Não é nada fácil. Fácil mesmo era quando criança, tinha apenas um sonho, crescer, largar a boneca e virar mulher... É tanta confusão, tanta responsabilidade, tantos medos, que queria mesmo era largar essa vida, voltar para minhas bonecas e ter um único medo, do ESCURO.!


Rayane Leitte ~♥

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TURISMO CULTURAL EM FORTALEZA/CE


Fortaleza hoje é dos maiores pontos turísticos do Brasil. A capital do Ceará oferece de bandeja aos seus visitantes e moradores as melhores coisas para se curtir a vida com alegria: sol, belas praias, artesanatos, museus, teatros, o melhor humor do Brasil.
A vida noturna supera as expectativas dos visitantes e moradores, com MPB, rock, música eletrônica, samba, pagode e o principal e mais procurando o forró do nordeste.
Na cidade do sol, incontestavelmente, possui o litoral como um dos principais atrativos turísticos. Mas o problema esta quando outras áreas passam a ser secundárias, pois acabam esquecidas. Que tal depois de curtir um dia de sol e praia, praticar o chamado turismo cultural e assim conhecer a cidade a partir das edificações no centro?
Isso pode ser possível por meio de visitas, passeios, descobertas e entendimentos acerca das mudanças e curiosidades da cidade. Afinal detalhes contam a história como fato que foi um revolucionário, o jangadeiro Chico Matilde que deu nome ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um espaço que hoje oferece ampla programação gratuita ou a preços simbólicos, visitar o local, que fica na praia de Iracema, bem próximo ao centro da cidade, é ter uma aula sobre o modo de vida cearense. A arquitetura do local também é um grande atrativo. Aproveitando e já da uma passada no Estoril Patrimônio afetivo da cidade, foi comprado da família Porto em 1992 pela Prefeitura de Fortaleza, reformado e transformado em Centro Cultural da Praia. Lá já aconteceram seminários, oficinas, cursos, exposições, shows e lançamentos literários, atualmente passou por grande reforma.
No mesmo local o turista já pode aproveitar para conhecer o teatro São José, abandonado por muitos anos, vai passar por reforma e reabrir ao púbico se transformado no Teatro Municipal de Fortaleza, segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O prédio, que pertencia à Federação dos Trabalhadores Cristãos, foi comprado pela administração municipal por R$ 998 mil reais e passará antes por uma grande obra de restauração.
Na visita cultural ao centro da cidade, o turista pode conhecer a Catedral Metropolitana, iluminada por belos vitrais, sua construção predominando o estilo neogótico, tendo capacidade para 5.000 pessoas.
A Galeria Antonio Bandeira que tem 40 anos de história. Foi aberta ao público ainda na década de 1960 e consta que Larissa Porto foi à primeira diretora desta instituição, atualmente tem como diretora Marina Rates.  As funcionárias Irludes e Jacinta contam que o prédio hoje passa por reforma, mas que sempre acontece exposições de vários artistas e que lá também funciona um local de acesso a internet e cursos para professores da rede municipal. No local também funciona a galeria Sinhá D’ Moura.
Mas na frente se encontra o Museu do Ceará, um acervo com mais de sete mil peças que retratam a história e cultura do estado, entre vestimentas, móveis, cordéis e fósseis. Guarda ainda preciosidades como os objetos pessoais do Padre Cícero e um punhal do cangaceiro Lampião.
E não podemos deixar de falar do Sine São Luís, muitas pessoas incluíram em seus roteiros, quando ia ao centro da cidade uma visita ao comentado prédio, a decoração deslumbrava a todos. Foi inaugurado em 26 de março de 1958, com sala de projeção equipada com tela de 14 metros de comprimento, com capacidade para 1500 pessoas. Hoje pertence ao Governo do Estado do Ceará e se encontra fechado para reforma. Fica em um dos cartões postais da cidade, a Praça do Ferreira, (que nos finais de semana fica deserta).
E quando se trata de cultura o Theatro José de Alencar é referência artística e turística nacional, e desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza. Apreciar a fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita. 
Metrópole moderna, do mar verde-azulado, das belas praias, do vento suave, do povo alegre e hospitaleiro e de uma riqueza cultural maravilhosa, Fortaleza é destino certo para quem deseja conhecer uma das mais belas capitais do País.

Fernanda Leite (Fortaleza, 10 de janeiro de 2012.)


THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
CINE SÃO LUÍS  NA PRAÇA DO FERREIRA
CATEDRAL
GALERIA ANTÔNIO BANDEIRA
MUSEU DO CEARÁ
ESTORIL
TEATRO SÃO JOSÉ
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SAÚDE DA PELE: COMO SE PROTEGER DO SOL?


Aproveitar o verão para ir à praia, sair para passear nos parques, correr, caminhar. O que muitos esquecem é de proteger a pele e acabam ficando muito tempo expostos aos raios ultra violeta sem a proteção necessária. As consequências disso? Queimaduras e descamação ou mesmo o tão temido câncer de pele.

É preciso tomar alguns cuidados. Por ser um órgão que sofre envelhecimento não só devido ao tempo, mas também por exposição solar, toda a proteção que possamos dar a nossa pele, só nos faz bem. Confira a seguir algumas dicas de como cuidar da sua pele e se proteger do sol.

- Use o protetor solar todos os dias.
- Prefira tomar sol antes das 10h da manhã e após 4h da tarde, período onde os raios solares prejudicam menos a pele.
- Use chapéus ou bonés e óculos escuros para tornar a proteção ainda mais eficiente.
- Utilize um protetor labial.
- Beba bastante água.

 Depois de todas essas dicas é só se divertir e curtir o verão de maneira saudável! 

Fernanda leite (Fortaleza, 09 de maio de 2012.)